fbpx
Filipa Brito

Filipa Brito

Feltr'Arte

O Significado das Cores do Presépio

Quem já me segue há algum tempo, já deve ter reparado que nos meus presépios, ou pinturas de presépios, uso sempre as mesmas cores para representar a Maria e o José… Mas porque será que escolho essas cores?

Estas são as cores que são usadas em todos os Jardins de Infância e Escolas Waldorf no mundo inteiro… Porque tudo o que é feito para as crianças pelos pais e professores tem um significado, a sua forma de fazer, a sua razão.

Então, qual o significado de cada cor usada?

Já sabemos que o nascimento de Jesus anuncia a chegada da paz, luz e amor à humanidade, então o manto que o aquece será de uma cor clara, como branco, ou amarela como o ouro, representando toda essa iluminação!

Maria, mãe de Jesus, traz consigo não só o amor de mãe, ilimitado e incondicional, como a encarnação do Verbo, representado normalmente por seu vestido vermelho. Mas também um espírito imaculado e puro, trazendo o Céu no Manto, um céu estrelado à noite, representado pelo azul real, que pode até receber algumas estrelinhas.

José, pai de Jesus, com roupas de tons mais terra, como castanho ou verde, representa-o como homem da terra, carpinteiro, e traz consigo a força de um homem simples, humilde, mas com sabedoria, podendo ser representada pelo cinto ou estola violeta.

Claro que estas cores e o seu significado, não são uma verdade absoluta, mas são a minha verdade e o que faz sentido para mim… e a realidade é que desde que comecei a estudar mais profundamente a Pedagogia Waldorf, é difícil para mim representar a Mãe Maria, José e o Menino Jesus com outras cores!

E para ti, quais são as cores que fazem sentido para representar o presépio?

Partilha este post!

Se tiveres mais alguma questão, envia-me uma mensagem

Entrarei em contacto contigo com a maior brevidade possível

plugins premium WordPress