fbpx
Filipa Brito

Filipa Brito

Feltr'Arte

9 Curiosidades sobre Feltragem com Lã Mágica

1 – A Feltragem não é uma novidade!

Já existe deste o Período Neolítico. Foi o primeiro tecido não tecido criado pelo homem. Foi descoberto por acaso, porque a lã de ovelha era colocada no calçado para protecção e aquecimento. Com o suor e fricção gerada, resultou em feltro!

2 – A Arca de Noé e a feltragem…

Conta a lenda que na Arca de Noé, o pelo dos vários animais foi-se acumulando no chão, e durante muitos dias os animais deitavam-se, urinavam e pisavam a lã. Ao fim dos 40 dias do grande Dilúvio, Noé encontrou um grande tapete de feltro!

3 – O Feltro é um óptimo isolante! 

É à prova de vento e a chuva escorre sem penetrar na lã. Pode ser usada para criar sapatos, roupa, tapetes e até mesmo casas!

A lã é capaz de nos manter aquecidos mesmo quando está húmida!

4 – As Yurts dos povos nómadas da Mongólia são cobertos de Feltro

Tradicionalmente os povos nómadas criavam feltro espalhando fibras de lã em pele de yak e molhando. A pele e a lã eram envolvidas em volta de um tronco e era enrolado à mão ou puxados pelo terreno por um yak ou outro animal. No final tinham um grande pedaço de feltro.

5 – Os soldados do Império Romano usavam Feltro

Usavam painéis de feltro como armadura (ou complemento da armadura), túnicas, botas e meias de feltro. O feltro denso é notavelmente forte e não pode ser perfurado por flechas. (Mas não tentem isto em casa, por favor!)

6 – A Feltragem com agulha surgiu no período da Revolução Industrial

Foram desenvolvidas máquinas com várias agulhas farpadas que produziam feltro em larga escala. Estas são as agulhas que ainda hoje usamos na feltragem seca com agulha em 2D e em 3D.

7 – Há uma grande variedade de de fibras possíveis de Feltrar! 

Ouvimos falar mais em Lã de Merino (raça de ovelha), mas esta é apenas uma das possibilidades. Podemos feltrar com lã de diversas raças de ovelha, como Coriedale por exemplo, mas também com pelo de Cabra Angorá (Mohair), Lama, Alpaca, Camelo, e também com fibras de Seda, Bamboo, Fibra de Leite, de Banana, Rosa, Viscose (extraído de cavacos de madeira) e muitas outras fibras! É mesmo um mundo de possibilidades!!!

8 – Há muitas cores naturais de Lã

Para além da lã branca das ovelhinhas que contávamos para adormecer, podemos encontrar muitas outras cores e tonalidades de Lã  Natural. Vários tons de branco, beges, castanhos, cinzentos e pretos… Quando juntamos as lãs coloridas, é uma verdadeira perdição!

9 – A Lã não é feltrada!

Quer dizer… a lã não é feltrada no início, quando se compra… é Lã virgem para feltrar. Perguntam-me muitas vezes se vendo Lã Feltrada… mas o que eu tenho é lã penteada ou lã cardada para feltrar!

 Só depois de trabalharmos a Lã com a técnica de Feltragem com agulha ou feltragem molhada é que a lã é realmente Lã Feltrada! Lã Feltrada é o produto final e não a matéria prima!

Quantos já conhecias?

Se conheceres mais alguma curiosidade sobre Lã e Feltragem Artesanal, partilha comigo! Vou adorar saber mais!

Partilha este post!

Se tiveres mais alguma questão, envia-me uma mensagem

Entrarei em contacto contigo com a maior brevidade possível

plugins premium WordPress